31 agosto, 2008

Lista Banco de Dados

1.Definir os seguintes termos:

Sistema de bancos de dados: Dados inter-relacionados juntamente com software e hardware específicos para prover acesso aos dados.

Banco de dados: Conjunto de dados relacionados que traduzem informação em um domínio específico.

Sistema de gerenciamento de banco de dados: Software que gera uma interface para acesso dos dados inter-relacionados que permite o usuário a acessar dados a consulta e fazer modificações.

2. Quais as vantagens e desvantagens entre um e um sistema de processamento de arquivos e um sistema de gerenciamento de banco de dados?

Sistema de processamento de arquivo

  • Vantagem: Custo, aplicações simples.

  • Desvantagem: Dificuldades de acesso a dados, baixa segurança, inconsistência e redundância de dados.

Sistema de gerenciamento de banco de dados

  • Vantagem: Ingridade, melhor desempenho (eficiência), maior segurança.

  • Desvantagem: Alto custo de implantação, necessidade de mão de obra altamente especializada.

3. Quais os tipos de arquiteturas de banco de dados, vantagens e desvantagens de cada uma?

Plataformas Centralizadas:

  • Vantagem - muitos usuários manipulam grande volume de dados.

  • Desvantagem - alto custo, utilização de mainframe.

Sistema de Computador Pessoal:

  • Vantagem - Simplicidade.

  • Desvantagem - Processamento limitado.

Banco de Dados Cliente-Servidor:

  • Vantagem - Processamento descentralizado, processamento dividido entre dois sistemas.

  • Desvantagem - Complexidade de implementação, e software especializados de alto custo.

Banco de Dados Distribuídos (N Camadas):

  • Vantagem - Segurança, dados descentralizados.

  • Desvantagem - Tempo de resposta, busca de dados pode demorar na varredura de vários servidores.


4. Explique a diferença entre independência física e independência lógica dos dados.

Independência Física: capacidade de alterar o esquema interno de dados sem alterar o esquema conceitual.

Independência Lógica: capacidade de alterar o esquema conceitual sem alterar o esquema externo.

5. Quais as ocupações (tarefas de pessoas) relacionadas com a manutenção do funcionamento dos bancos de dados e suas atribuições.

Administrador de Dados: definição e atualização do esquema dos bancos de dados.

Administrador do Banco de Dados: definição da estrutura de armazenamento, sistema de recuperação, autorização de acesso aos dados, organização física, garantia de integridade, monitoração de desempenho.

6. SGBDs possuem, dentre várias funcionalidades mecanismos para manter a segurança e integridade dos dados armazenados no contexto do SGBDs diferencie:

Restrições de Segurança: está ligado ao nível de acesso do usuário em acessar e manipular os dados.

Restrições de Integridade: está ligado a sua validade, o valor dos dados, se estão atualizados e sua procedência é confiável.

7. Além dos modelos de BD um SGBD deve oferecer um conjunto de facilidades e serviços que definem a capacidade do BD. Exemplifique cada um dos itens listados a seguir:

  • CONCORRÊNCIA

Algumas partes do banco de dados podem ser compartilhadas por vários usuários, e eles acessam da mesma maneira, usando finalidades distintas. Do mesmo modo, diversas aplicações podem fazer uso dos dados, assim como aplicações podem ser desenvolvidas para usá-los.

  • PERSISTÊNCIA

Persistência é a capacidade de um objeto de sobreviver fora dos limites da aplicação que o criou. Normalmente isto significa que o objeto tem que ser gravado em um meio de armazenamento persistente. Atualmente, a tecnologia mais utilizada para esse fim são os sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais, mas existem outras opções.

  • SEGURANÇA

Os bancos de dados fornecem mecanismos para restringir o uso de determinadas operações a certos campos ou usuários, de modo que é possível estabelecer limites confidenciais a certos campos ou tabelas ou mesmo impedir que certos dados sejam alterados, caso seus valores o exijam. A natureza centralizada dos bancos de dados fazem que essa segurança seja necessária, mais do que em sistemas dispersos.

  • INTEGRIDADE

A inconsistência dos dados é um exemplo de falta de integridade, mas não o único. Além dele, existem outras formas de fornecimento incorreto de dados por parte do sistema. Um campo da tabela que informa a data de nascimento normalmente não poderá ter um dia posterior à hoje. O controle centralizado no banco de dados garante a integridade e é estabelecido através das regras de negócio que são verificadas a cada atualização no banco. A importância desse atributo é muito maior do que nos sistemas de armazenamento convencionais uma vez que aqui os dados são compartilhados, uma inconsistência ou falta de integridade propaga-se para vários outros usuários podendo tomar proporções catastróficas.

  • DESEMPENHO

Conhecendo as necessidades da empresa, o sistema pode ser estruturado de maneira a oferecer maior performance em aplicações que sejam mais necessárias (sacrificando a performance nas que não sejam tanto) através de uma organização física dos dados nos meios de armazenamento.

  • RECUPERAÇÃO DOS DADOS.

O sistema deve estar preparado para recuperar as falhas que ocorrerem, tais falhas podem ser de meio ou de sistema. Quando no sistema, afeta todas as transações que se encontram em desenvolvimento, mas não danifica fisicamente o banco de dados (falta de energia), já no meio falhas de meio danificam o banco de dados ou parte dele (problemas com a cabeça de leitura do disco).
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Link de suporte, foi retirado algumas das perguntas dessa lista.

http://www.scribd.com/doc/1555958/Conceitos-Banco-Dados
Postar um comentário