24 novembro, 2009

A Origem das Espécies - 150 anos


Há exatos 150 anos, “ A Origem das Espécies” foi publicada. O livro, lançado em 24 de Novembro de 1859, é fruto de anos de trabalho do inglês Charles Darwin (1809-1882).

As ideias expressas pelo naturalista inglês abalaram a maneira como a humanidade via a si mesma e causaram polêmica ao se chocarem com crenças religiosas.

Ao contrário do que se costuma dizer, Darwin não foi o criador da Teoria da Evolução. Cientistas antes dele já haviam proposto a ideia de que os seres vivos se modificam com o tempo. Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), por exemplo, já afirmava que as espécies não eram fixas e estavam em constante mudança. No entanto, suas teses eram baseadas no que hoje se sabe ser um princípio falso: o do uso e desuso.

Essa teoria afirma que partes do corpo mudam de forma ou tamanho conforme o uso dado a elas, e que essas características adquiridas são passadas aos descendentes. Já Darwin descobriu que o mecanismo de adaptação funciona de maneira inversa: aqueles indivíduos que nascem com características que os tornam melhor adaptados ao ambiente têm melhores chances de sobreviver e, assim, passar a característica a seus descendentes.

fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/a-origem-das-especies-faz-150-anos-24112009-41.shl

Nenhum comentário: