18 outubro, 2007

Como baixar torrent - Azureus


Caros, nesse blog em postagens passadas foi indicado dois sites especializados em distribuir anime, o Fansubber.org e Seizu Animes, ambos utilizam sistema de compartilhamento torrent, rede P2P.

Aqui segue um breve tutorial de como fazer download através da rede torrent. Existem vários gerenciadores de torrent, semelhante a um gerenciador de download, cito como exemplo o BitTorrent, Bitcomet, µTorrent e o Azureus que será usando nesse tutorial.

Escolho o Azureus como exemplo devido ter uma interface limpa e intuitiva, além de permitir configurações avançadas a medida que você evoluir seus conhecimentos sobre torrent, indico também o µTorrent pela facilidade do manuseio.

1º - O Azureus é um aplicativo Java então será necessário instalar o Java Runtime Environment (JRE). Encontra-se o JRE em qualquer site especializado em download como o baixaki ou superdownloads. Pode fazer o download também direto do site da Sun que a criadora do Java, para isso clique aqui, selecione JRE, marque a opção "Accept License Agreement", em seguida clique no nome do sistema operacional que você usa e o download será inciado. Execute o programa, o processo de instalação é simples e demora alguns minutos.

2º - Agora vamos baixar o Azureus, é só acessar http://azureus.sourceforge.net/ e clicar em download.

3º - Depois de baixado execute o Azureus, clique em "next", marque a opção "
Accept License Agreement", continue clicando em "next". A instalação irá iniciar.

4º - Abra o Azureus o assistente de configuração irá iniciar e o auxiliará a configurar o programa conforme sua velocidade de internet.

5º - Logo que terminar a configuração será apresentada a tela abaixo, caso ela não apareça vá no menu Visualizar > advanced. Sua tela estará mais limpa que essa pois nessa aparece alguns torrent's que estou gerenciando.


6º - Agora é só baixar algum torrent. Quando você entra em um site de torrent costuma aparecer duas colunas, uma de nome seed e outra de nome leecher. Seed é quantas pessoas tem o arquivo completo para download e leecher é quantas pessoas estão fazendo o download naquele momento. Não pegue torrent que não tem seed, você não conseguirá fazer o download.
O arquivo que você baixar do site será pequeno, os maiores têm 200Kb. A extensão do arquivo é .torrent, exemplo:

nomedoarquivo.torrent

7º - Abra o Azureus vá no menu Arquivo > Abrir > Arquivo .torrent. Irá abrir uma pequena janela, clique em Adicionar Arquivo e selecione o arquivo que você baixou do site de torrent. Nessa mesma janela pode escolher onde quer salvar o arquivo que será baixado. O local padrão é uma pasta chamada Azureus Downloads localizada em Meus Documentos. Em seguida clique em OK.



8º - Pronto, o download começará. Na tela de gerenciamento a uma série de colunas indicando a a velocidade de download, upload, a quantas pessoas você está conectado, quanto você já enviou e já baixou e a outra opções que podem ser configuradas clicando com o botão direito do mouse na tela e selecionando configurações de colunas.

Você pode baixar vários torrent's simultâneos, ou parar um que já começou e retomar depois do lugar em que parou.

Postar um comentário