03 agosto, 2009

Windows aloca 20% banda

Use toda a sua conexão com a Internet, sem os 20% que o Windows reserva


Por padrão o Windows reserva 20% da largura de banda da sua conexão para uso próprio (atualizações automáticas e sincronização do relógio, por exemplo). Ou seja, além do Lentium com Ruindows, você desperdiça um bom teco de banda. Mas é possível fazer com que esses 20% não sejam reservados, sendo liberados para os outros programas. Assim, se o Windows quiser acessar a net vai ter que se expremer no corredor, junto com os outros programas, quem ele pensa que é afinal? rs. Essa dica pode ter um bom impacto especialmente nas conexões mais lentas, mas em qualquer velocidade 20% são 1/5.

Para você zerar a reserva de banda do QoS (Agendador de Pacotes QoS), faça o seguinte:

1. Iniciar > Executar > gpedit.msc

2. Na tela que se abre, em "Configuração do Computador" (Computer Configuration), dê um duplo-clique em "Modelos administrativos" (Administrative Templates), demora um pouquinho às vezes, é normal :)

3. Dê um duplo-clique em "Rede" (Network) e clique em "Agendador de Pacotes QoS" (QoS Packet Scheduler)

4. Na janela da direita, dê um duplo-clique na opção "Limitar largura de banda reservável", escolha a opção "Ativado" (Enabled) e no campo "Limite de largura de banda" (Bandwidth limit), digite 0 (zero) e clique no botão OK. Agora feche o programa.

Não clique em "Desativado" (Disabled) pois o Windows XP manterá a reserva de banda em 20% se isso for feito.

5. Vá no "Painel de Controle" (Control Panel) > "Conexões de rede" (Network Connections) > dê um duplo-clique na sua conexão > "Propriedades" (Properties)

6. Verifique se a opção "Agendador de pacotes QoS" (QoS Packet Scheduler) está habilitada. Se não estiver, habilite-a. Pronto!

Após reiniciar o Windows, ele estará aproveitando 100% da sua banda!

Nota: Esta dica é para o Windows XP Professional ou a família Windows Server 2003. O editor das diretivas de grupo ("gpedit.msc") não existe nas versões Home ou Starter do Windows.

Importante: não adianta você desabilitar o Agendador de pacotes QoS pois o limite continuará funcionando. A única maneira de desativá-lo é habilitar o Agendador de pacotes QoS com ele tendo sido configurado para utilizar 0% de reserva, como explicado nesta dica.
Postar um comentário